Massa magra e Massa gorda

Qual é a diferença entre massa magra e massa gorda, e por que é importante saber para quem tem objetivos que necessitam de atividades físicas.

Acredito que para você, esses termos como massa magra e massa gorda não são desconhecidos.

Esses termos são usados para definir literalmente a quantidade de músculo (massa magra) e gordura (massa gorda) durante uma avaliação física.

Essas informações podem ser usadas para ajudar na avaliação geral da saúde em relação a riscos de algumas doenças crônicas, como também, servindo de monitoramento da eficácia dos programas de exercícios para objetivos fitness, e até mesmo para o progresso de atletas.

Existem pessoas que emagrecem, por exemplo, perdem 3 quilos na balança, porém na avaliação da composição diz que, dos quilos de perda geral, 2 quilos foram de gordura e 1 quilo de massa magra.  Dependendo da situação, isso é um baita prejuízo.

A massa gorda é útil no fornecimento de energia em determinadas atividades.

Já a massa corporal magra também tem gordura, que atua como combustível para a produção de energia e outros processos metabólicos durante o exercício.

A questão agora é: Qual é o seu objetivo?

Se for emagrecer, precisar fazer a avaliação para saber eficiência dos treinos e da dieta.

Se for melhorar o rendimento no esporte, precisa fazer porque cada modalidade, possui seus efeitos metabólicos, e isso necessita de especialistas nos treinos como na dieta.

Fica a dica se você quer resultados de qualidade. Faça avaliações periodicamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *