Exercícios Abdominais

 

A musculatura do abdômen é, seguido de um estímulo neural, um dos responsável por movimentos como flexão, rotação e flexão lateral do tronco. Em outras palavras, sem o abdômen, não conseguiríamos levantar da cama após acordar.

A contração conjunta dos músculos do abdômen podem produzir consideráveis aumentos na pressão intra-abdominal, que consequentemente são importantes para os mecanismos de respiração, defecação, micção, parto e vômito (1).

Geralmente é indicado para a reabilitação da coluna lombar, como também, para a preparação física em diversas modalidades.

Na prática, como qualquer exercício, os exercícios abdominais precisam de atenção. Isso porque, quando executados de forma incorreta, apresentam riscos de lesões na lombar devido a mobilidade e pressão nas unidades funcionais da coluna (discos e vértebras).

Por outro lado, os músculos abdominais precisam ser fortalecidos em função da estabilidade da coluna (2).

O fortalecimento do abdômen pode ser feito por exercícios básicos que estão presentes na maiorias dos programas de condicionamento físico. Sendo que, a prescrição de exercícios respeite a individualidade biológica, garantindo a segurança e os benefícios.

Referências:

  1. CAMPOS, M.A. Biomecânica da musculação. Rio de Janeiro: Sprint, 2ed. 2002.
  2. Adam Yoder. Low back biomechanics during walking of individuals with a lower-limb amputation. 2014

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