Escolhas versus Impulsividade: Por que as pessoas desistem das dietas e exercícios?

É importante entender que, em todas as decisões que tomamos, precisamos satisfazer duas vontades: aquilo que queremos para o futuro e o que queremos ter agora.

O que queremos para futuro está relacionado com conseguir o máximo possível de alguma coisa positiva para nossas vidas.

O que queremos agora está ligado a satisfazer e maximizar o nosso prazer imediato.

O problema com relação a essas duas vontades é que elas frequentemente são divergentes.

Assim, para satisfazer uma delas, necessitamos negar a outra.⠀

Acontece que, geralmente, nossa vontade é preferir satisfazer uma necessidade imediata, mesmo que ela vá de encontro com decisões que tomamos para o futuro. Chamamos esse traço humano de impulsividade.

Se eu te perguntasse o que você prefere: receber um prêmio em dinheiro agora ou esperar para receber uma quantia maior em alguns meses, certamente iria escolher a primeira.⠀

A experiência mostra que, instintivamente, preferimos receber alguma coisa já, do que esperar. Dessa maneira, a falta de controle sobre esse instinto, leva muitas pessoas a pararem de fazer dietas, viver de forma sedentária, não crescer profissionalmente, não buscar dar o melhor de si no relacionamento conjugal. ⠀

Por isso que o processo de Coaching é fundamental para controlar as tendências de escolhas naturais a fim de manter-se focado nos seus objetivos de curto e longo prazo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *