O que é coaching

É o processo de desenvolvimento de competências e habilidades através da interação entre o coach e o coachee para acelerar metas e objetivos em um curto espaço de tempo, utilizando diversas ferramentas estratégicas, administrativas, gestão de pessoas, planejamento, entre outras.

Visando melhorar o desenvolvimento de habilidades e capacidades individuais, quebra de crenças limitantes, acelera resultados, conquistas e metas em curto, médio e longo prazo, alinha expectativas pessoais e profissionais, conduz uma pessoa de um estado atual a um estado desejado, potencializa.

O coaching é um processo que produz mudança positivas e duradouras.

História

A palavra Coach é de origem inglesa, foi utilizada pela primeira vez na Hungria, para designar a CARRUAGEM, ou seja aquela que conduz. No século XIX, 1830, começou a ser utilizada na Universidade de OXFORD. Coach era o tutor, aquele que preparava o estudante para as provas. Em 1831 foi utilizada pela primeira vez no âmbito esportivo. De 1900 até hoje o termo Coach denomina o técnico desportista. Em 1850 é introduzida na literatura dos negócios, como habilidade de gerenciamento de pessoas.

Hoje o coaching é altamente difundido na Europa e nos Estados Unidos, e no Brasil está em constante crescimento. O método vem sendo procurado por profissionais de diversas áreas que buscam por sucesso profissional e realização pessoal.

Aprenda a nomeclatura

Coaching: É o processo
Coach: O profissional em coaching
Coachee: O cliente (aquele que passa pelo processo)
Coachees: Plural de coachee (cliente)

O que não é coaching

Coaching é uma metodologia, uma ferramenta específica e se diferencia e muito de outros processos como: mentoria, aconselhamento, terapia, treinamento, consultoria e ensino. Coaching é um processo orientado ao futuro, ao alcance de metas e objetivos específicos com uma abordagem pragmática orientada para resultados.

O Coach Esportivo não é um personal trainer, não é um professor de Educação Física, não é nutricionista. Estas profissões são formações acadêmicas particulares, as quais o coach fez antes ou depois da sua certificação.

MENTORIA
Mentoria é quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento de mundo, dá conselhos e atua como modelo. O mentoria envolve discussões amplas, que podem não se limitar apenas ao contexto de trabalho. O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente que transmite sua experiência ao cliente.

CONSELHO
No conselho, trabalha-se com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida. Eles buscam orientação e conselhos. O conselheiro trabalha para sanar o problema de um cliente.

TERAPIA
A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde mental do cliente. O coaching lida com o crescimento mental do cliente. O coaching não é corretivo, mas gerativo.

TREINAMENTO
O treinamento é o processo de adquirir habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento provavelmente se enfocará em habilidades específicas para resultados imediatos. Além disso, o treinamento possivelmente funciona na base de “um para muitos”, mais que “um para um”.

CONSULTORIA
O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com indivíduos dentro dela. Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta.

ENSINO
O ensino transmite conhecimento do professor ao aluno. O professor sabe algo que o aluno não sabe. O coaching é exatamente o contrário. O cliente é o especialista e é o cliente quem tem as respostas, e não o coach.

COACHING x PERSONAL

O coaching tem como foco, nesse caso, não o físico e sim o cérebro. O processo de coaching funciona como um desafio, de forma que o coachee venha a sair do seu estado atual para um estado desejado buscando estratégias. É um trabalho mais individualizado e especializado que o profissional. É importante que o coach tenha uma formação adequada, experiência, responsabilidade e também um aperfeiçoamento contínuo.

Já o personal entra com o trabalho de apurar a condição física, e acompanhar o cliente na evolução ao longo das suas atividades, para proporcionar um estímulo necessário e dar continuidade a todas as atividades físicas. Este sim irá elaborar o plano de ação de atividades físicas que o cliente tem que fazer.