5 formas como o Life Coaching pode ajudá-lo a se tornar melhor

O que é um Life Coach e como ele pode te ajudar a reduzir o caminho para os seus objetivos? Entenda as ferramentas que te ajudam a atingir seu estado desejado.

Primeiramente você deve entender o que é Life Coaching. Vamos por partes e ficará bem mais compreensível para que entenda todo o conteúdo que será passado.

Em “life coaching”, o “life” vem de vida, ou seja é o coaching aplicado a sua vida, seja para emagrecer, para conter um relacionamento mais saudável, melhor relacionamento com seus filhos, família, melhor relacionamento com você mesmo, melhorar sua vida profissional, para conseguir alcançar uma meta pessoal ou até mesmo passar em algum concurso. Resumidamente life coaching é coaching de vida para qualquer aspecto da sua vida.

Agora vamos entender o que um Coach faz em um processo como este? Entendemos em coaching que qualquer pessoa tem um desejo de chegar a algum lugar, correto? Então chamamos o ponto no qual a pessoa está de MOMENTO ATUAL, e chamamos de MOMENTO DESEJADO o lugar onde ela deseja chegar. Colocamos a letra A representando o ponto atual e a letra B reprensentando o ponto desejado. Ponto A é o momento em que você se encontra agora na sua vida. O Ponto B é o momento onde você quer chegar na sua vida.

Abaixo temos as cinco maneiras pelas quais um processo de life coaching pode ajudá-lo a reduzir o caminho para seus objetivos!

1 – Ouvir na essência

Muitos métodos hoje estão acostumados a fazer como repórter: eles escutam o que a pessoa tem a dizer (quem, o que, quando e onde). Os coaches ouvem além do conteúdo e também sobre os componentes que estão sando ditos como os padrões de linguagem, linguagem que limita o seu poder. Ouvimos com o coachee está passando os versos e como está pensando sobre. O coach que escuta as conexões pode ajudar ao coachee a pensar diferente, encontrar novas formas de organizar os conteúdos e criar novos resultados.

2 – Pensando diferente

Há uma frase do grande gênio Albert Einstein que diz o seguinte: “ Você não pode resolver seus problemas com o mesmo pensamento que os criou”. Nós, coaches, fazemos perguntas de uma forma que te faça pensar diferente, que venha a motivar e encorajar a criar uma nova compreensão. Você não pode mudar o que você não conhece. O coach tem que fazer com que o coachee cresça fora do pensamento que criou o problema. Sendo que você criou o problema, agora pense de forma diferente para resolvê-lo.

3 – Perguntas desafiadoras

A principal competência de um coach é a comunicação direta. O coachee sempre tem em mente que ele não é bom em algo. Exemplo: “Eu não sou muito bom em ????”. Esta é uma colocação limitativa do coachee, então o coach vem com uma pergunta evocativa que desafia o coachee a avaliar se realmente a sua colocação é verdadeira: “E quando é que você foi bom em ????”. Através de questões desafiadoras as crenças limitantes, como ações, capacidades, escolhas e até mesmo a sua identidade e o que se pode no mundo, vão sendo abordadas e abrindo caminho para as ações no processo do life coaching.

4 – A vista exterior

Na maioria das vezes o coach não está envolvido no dia-a-dia do coachee, ele opera como um observador neutro. O coach respeita o coachee como altamente criativo, capaz, poderoso e resiliente. Às vezes as principais limitações de uma pessoa estão nas pessoas que estão mais próximas a ela. Isto pode acontecer internamente dentro da própria mente do coachee. O coach acredita e levanta o coachee, esta crença ocorre nas questões positivas orientadas para as perspectivas e focadas no futuro.

5 – Responsabilidade

Um dos principais papéis de um coach é ser um parceiro do seu coachee, fazendo com que ele se desenvolva, e apenas o guie pelo caminho correto, o qual ambos assumiram responsabilidades de caminharem em um processo de life coaching, tendo em vista uma meta e um objetivo. Porém de quem é a responsabilidade de se conseguir chegar ao caminho desejado? Exatamente do coachee, pois o coach vai conduzir, não vai fazer por ele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *